Ed Maciel - Ed Maciel Vol. 7 (1970)
1. Yellow River
2. Fumacê
3. Let It Be
4. The Letter
5. Money
6. Glória, Glorinha
7. Coqueiro Verde
8. Kool and The Gang
9. Bridge Over Troubled Water
10. You're Gonna Meka It
11. Up Around The Bend
12. Cacilia
__________________________________
Edmundo Maciel nasceu numa família de músicos ou, mais exatamente, de trombonistas. Seu pai e pelo menos dois de seus irmãos tocaram trombone, sendo que Edso, mais novo, também seguiu carreira e, em vários momentos, participou de gravações junto com Edmundo.
Foi nesse meio que se deu a iniciação musical de Edmundo Maciel, embora não haja informações sobre com que idade, com quem e o quê aprendeu, além do trombone.
Contudo, é certo que teve formação erudita pois, no Rio de Janeiro, tornou-se maestro, arranjador e chefe de orquestra, e foi primeiro trombonista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal.
Sabe-se que, saindo de Belo Horizonte, Ed Maciel passou uma temporada curta em São Paulo e, a partir de 1940, radicou-se no Rio de Janeiro.
Sua carreira dividiu-se em quatro vertentes. A primeira delas, mais discreta, foi a de trombonista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A segunda vertente que foi a de músico de orquestras populares, que se iniciou no rádio e seguiu pela televisão. Ao mesmo tempo, em grupos liderados por Ary Barroso (de cuja orquestra foi regente e arranjador) e Carlos Machado, excursionou algumas vezes pelas Américas – outra característica de sua carreira.
No final de década de 1950, liderou seu primeiro grupo, os “Carioca Serenaders”, com os quais estreou em disco. Os Carioca Serenaders eram Edmundo Maciel (trombone), Julio Barbosa (piston), Moacir Marques da Silva, o Biju (sax tenor), Paulinho Magalhães (bateria), Paulo Moura (clarinete e sax alto), Chaim Lewak (piano), e Aderbal Moreira (sax baritono).
Na década de 1960, com Cipó (sax tenor), K-Ximbinho (sax alto), Gennaldo (sax barítono), Julio Barbosa (trompete), José Marinho (piano), Papão (bateria) e Vidal (baixo), formou o Conjunto 7 de Ouros.
Em pouco tempo, era o dono de sua própria orquestra de dança, que alternou formações puramente instrumentais com formações em que havia também cantores. Com ela, gravou vários discos, e animou bailes por todo o Brasil.
A orquestra de Maciel estreou em disco no ano de 1966 e, até 1978, lançou 11 LPs, todos voltados para o repertório dos salões de baile.
Gostou das informações? Encontre este e outros disco de Ed Maciel no Milla Discos: http://maua.olx.com.br/ed-maciel-vol-7-1970-mono-iid-322102188
Nenhum comentário:
Postar um comentário