Gonzalo Pocho Roch - Pocho (1970)
1. Raindrops Keep Fallin' On My Head
2. Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida
3. El Trite
4. The Color Of My Love
5. Early In The Morning
6. Let It Be
7. Everybody's Talkin
8. Pena Verde
9. La Nave Del Olvido
10. Take Me In Your Arms
11. Mi Viejo
____________________________________________
Gonzalo del Corazón de Jesús Roch nasceu em 15 de abril de 1939 em Itatí, Corrientes. Viveu seus primeiros 8 anos no campo, em paraje Yacaraí, fato que o ajudou a conhecer desde criança o idioma “ava ñeé” e a interpretar-se pela cultura guaraní correntina. Toda esta influência o permitiu enriquecer-se de importante material de folclore, antropologia, história, música, canto e dança, e outros diversos aspectos da cultura sul americana em geral. E nesse culto à cultura, que diga-se é um espelho da vida e alma de Roch, é onde o músico passa grande parte do seu tempo. E esse tesouro, Roch pode recompilar – ao vivo e em bibliografia – em quatro bibliotecas antigas: mais de vinte dicionários de línguas indígenas; bibliografia guaranítica, franciscana e jesuítica; além de abundantes vídeo-tapes, cassetes de áudio, com testemunho e música correntina antiga.
Basta entrar nesta biblioteca para entender tanto amor pela música e por sua terra. Uma velha foto amarelada, mostra uma criança de uns 6 anos no máximo com o violão no colo sentado em uma cadeirinha de madeira entonando quem sabe uma melodia guaraní.
Hoje é autodidata, intérprete e compõe com violão, teclados e acordeón. Porém tudo começou lá por 1955 quando co-fundou a orquestra do Colégio Nacional e o Conjunto de Ruiseñores Correntinos. E aos 16 anos integrou o conjunto de don Mauricio Valenzuela em um ciclo de apresentações realizadas nos antigos salões de Panambí e Anahí. Em 1957, a Editora Musical ““Río Paraná”, edita pela primeira vez uma canção sua; o chamamé “Chereta Peguara”. A seguir sua atuação diversifica, o que economicamente lhe produz a possibilidade de maiores resgates, trabalhos e viagens de pesquisa folclórica, ainda que sem abandonar nunca as possibilidades de cantar seus próprios temas folclóricos correntinos.
Como autor e compositor, compôs – até a presente data – mais de 5300 temais musicais, canções, e melodias de ritmos correntinos; dos quais mais de 150 ficaram registrados em selos internacionais e gravações feitas em recitais com sua orquestra e como solista.
Gostou das informações? Encontre este e outros disco do "Pocho" no Milla Discos: http://maua.olx.com.br/pocho-1970-estereo-iid-322057643
Nenhum comentário:
Postar um comentário